sábado, 28 de março de 2009

Autismo

Finalmente arranjei emprego, vou ser monitora de um ATL, pensava eu. Fui ontem visitar o espaço, falar com a coordenadora e conhecer os colegas e meninos e descobri que a minha função não é a que eu pensava.
Quando lá cheguei os meninos, entre os 3 e 11 anos, fizeram uma festa enorme e todos queriam saber quem era a monitora nova, estava na sala a falar com a coordenadora e entrou um menino, já com 11 ou 12 anos, comeu alheio ás pessoas que estavam na sala, falou sózinho, gesticulou e foi-se embora, percebi logo que era autista mas confirmei, sim é autista e não é o único, há mais 5.
Vai ser essa a minha função, vou ser responsável por 2 meninos autistas com 3 anos, um não fala e ainda usa fralda e a outra fala pelos cotovelos e é mais independente. O meu trabalho será acompanhá-los e tentar que eles se integrem, na medida do possível no resto da sala do jardim de infância.
Estive a ler alguns artigos sobre o assunto para estar mais preparada e descobrir formas de chamar a atenção deles, seja como for, estou mesmo muito entusiasmada, sei que vou errar, não vai ser fácil mas trabalhar com crianças é a coisa mais gratificante que existe, estar presente e poder fazer a diferença, por mais infíma que seja, na vida de alguém é qualquer coisa. Era o que eu queria, este trabalho caiu do céu, não paro de pensar nisso e não vejo a hora de começar. Estou ansiosa para que chegue segunda-feira para estar com eles.

2 comentários:

  1. Parabéns minha linda!!
    Vai ver que vai correr bem e vai ser mtoooo gratificante! :)
    Dps quero saber como correu o teu primeiro dia!
    Bjo em ti minha gaja

    ResponderExcluir
  2. tenho um sobrinho com asperger, uma forma muito leve de autismo. são crianças na mesma.
    e isso é que custa mais sabes? são crianças. desejo-te toda a felicidade e força porque muitas serão as vezes que vais desanimar, não assistir a progressos como gostarias, mas lembra-te sempre que apesar de parecerem não o demonstrar , eles estão lá ...atentos a quem está com eles.

    ResponderExcluir